UMA MESTRE DE KUNG FU

Mestre Senior Ursula Lima

Falo aqui de uma figura de extrema raridade no mundo.

Na cultura ocidental ela não é mesmo comum. Isso porque Artes Marciais são universalmente buscadas por um público de homens devido à procura usual deles pelo exercício da força e da capacidade de vencer.

Kung Fu (功夫) é meio de desenvolvimento (des + envolvimento). Desenvolver-se é soltar-se de envolvimentos como costuma dizer Mestre Senior Julio Camacho, meu mestre, primo de sangue e tutor primordial da Mestre Senior Ursula Lima no sistema Ving Tsun de Kung Fu nos idos dos anos 1990 e pelos anos subsequentes.

Mestre Senior Ursula Lima ao lado de Mestre Senior Julio Camacho em primeira visita à Casa Kung Fu do Clã Moy Jo lei Ou – Centro de Transmissão Barra da Tijuca – 2020

Trata-se da única mulher titulada Mestre Senior pela instituição Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence. Isso certamente quer dizer que há algo extraordinário nela e em seu caminho trilhado com tanto afinco. A trajetória da Meste Ursula me é absolutamente inspiradora. Tive dela, em inúmeras conversas, uma perspectiva muito particular do que representa o desenvolvimento da marcialidade, ainda mais do ponto de vista feminino.

Ela – discípula direta do Grão-Mestre Leo Imamura – em vários momentos discursando em nossos eventos, colocou o quanto é fato todo seu Kung Fu ter sido trabalhado diretamente pelo Mestre Julio Camacho ao longo de tantos anos e do quanto isso a formou como profissional dessa arte marcial chamada Ving Tsun.

Eu em visita à Mestre Senior Ursula Lima e seus discípulos na Casa Kung Fu da Família Moy Lin Mah – Rio de Janeiro (2019)

Certa vez expus uma dúvida que sabia só ser possível de ser elucidada por ela: a da razão de existirem muito menos mulheres em altos níveis marciais.

Ela falou sobre algo sobre o qual nunca tinha pensado: a de que existem, dentre tantas guerras comuns a todos, as guerras femininas. Essas tem certamente um peso a mais, uma camada a mais a ser trabalhada. Isso certamente faz da Mestre Ursula alguém com uma grande vantagem.

Ving Tsun é um sistema de Kung Fu fundado por uma mulher. É um sistema que propõe a feminilização da guerra. O que não significa ser uma arte para mulheres somente. É para que todos vivam a conduta feminina da marcialidade; sutil, discreta, por vezes invisível, em todas as vezes zelosa.

Mestre Senior Ursula Lima é exemplo de maturidade Kung Fu, de transmissão pura de um legado que tem tantos mestres e discípulos pelo mundo.

Que seja longa e cada vez mais ampla sua jornada.

A discípula de Mestre Senior Julio Camacho, Carmen Maris (Moy Kat Ming)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s