Família

Em 2 de maio de 2019, por Carmen Maris (Moy Kat Ming)

Tenho muitas memórias de ter vivido diferentes relações familiares. Além da consanguínea, que sempre foi muito intensa e com o tempo foi se dispersando, teve a do corpo de baile em que trabalhei durante 10 anos. Essa também acabava por ser uma relação familiar devido a tanta convivência e proximidade entre os bailarinos. Contudo não havia ali algo que só descobri na vida Kung-Fu: o verdadeiro e construtivo vínculo.

Com minha entrada na Moy Yat Ving Tsun em 2018, buscando recuperar minhas práticas de Artes Marciais que há muito tempo me faltavam, logo veio a minha admissão na Família Kung-Fu e descobri que “família” é algo muito maior e importante do que eu imaginava. Era um compromisso inequívoco que eu assumiria com meu Si Fu e todos os membros e ancestrais da Família Moy Jo Lei Ou.

(Minha admissão na Família Kung Fu)

Ser da família em um caminho que busca desenvolver o ser humano é estar disposto a se comprometer com tudo que isso implica: É ver e ser visto. É ouvir e ser ouvido. É dar e receber. É mobilizar e ser mobilizado. É falar e, em outro momento, silenciar. É cooperar a todo o instante. É ter desafios e ter que encará-los conscientemente. É descobrir tudo juntos uns dos outros e também individualmente. Eu estava finalmente, em família Kung-Fu, com todas essas possibilidades de desenvolvimento.

(Foto oficial da minha cerimônia de Baai Si (discipulado)

Poucos meses após a admissão na nossa Família, veio o convite formal do Baai Si – a cerimônia inaugural da relação Si Fu-To Dai (Si-To). Essa relação é vitalícia e envolve o compromisso do To-Dai (discípulo) na salvaguarda de todo o legado do sistema Ving Tsun, por todos os ancestrais. Os que vieram antes e os que ainda virão.

Aqueles três dias especiais (Admissão, Convite e Baai Si) foram vividos com muita felicidade. Ali podia viver tudo que sou com o coração – afinal não consigo fazer nada de outra forma – e ver meu Si Fu tendo essa percepção sobre mim. Ele atribuiu justamente a esse coração a minha integração na família como sua To Dai.

Firmei com verdade esse compromisso familiar com todo o coração para meu Si Fu e todos os meus irmãos.

Preservarei tudo: o sistema, as memórias, as relações, legado.

Gratidão e Sigamos Juntos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s